FIQUE ATENTO NA HORA DE COMPRAR UM CARRO USADO
Saiba o que é preciso verificar antes de fechar negócio para fazer a escolha certa
Um carro usado pode ser uma ótima opção para quem não tem
dinheiro suficiente para adquirir um modelo zero-quilômetro ou para quem teria
recursos suficientes para comprar um automóvel novo ‘pelado’, mas prefere um
modelo mais equipado.
Mas, antes de concretizar o negócio, é bom ficar atento a
algumas dicas para não ter dor de cabeça com o veículo depois.
Em primeiro lugar, é necessário checar se o automóvel não foi
roubado ou clonado, se não está alienado e se não tem nenhuma pendência, como
multas ou falta de pagamento do IPVA.
“Atualmente, há empresas que fazem laudos técnicos dos veículos
e verificam até se já passaram por algum sinistro”, que oferece um serviço que
analisa mais de 70 itens, como quilometragem adulterada, histórico de
acidentes, roubo ou furto em aberto, multas, recall, numeração de motor,
chassi, entre outros.
Às vezes é necessário abrir mão de certas preferências, como a
cor desejada, em favor de um automóvel em melhor estado de conservação.
O comprador preste atenção aos equipamentos. “É melhor comprar
um carro com 30 mil quilômetros rodados que tenha ar-condicionado do que um que
tenha 10 mil quilômetros sem ar”, exemplifica.
O que observar
Venosa lembra que nem sempre um carro limpinho e brilhando é sinal
de bem conservado. “Não vá só pela aparência, às vezes pequenos riscos na
pintura não significam nada”, avisa.
Recomenda que se preste atenção ao estado dos pneus, da parte
traseira – para checar se o suporte do para-choque está bem alinhado, por
exemplo, o que é sinal de que o carro não sofreu colisão traseira grave.
Se possível, coloque o carro num elevador para saber se não há
cicatrizes na parte de baixo, feitas por pedras, por exemplo, o que pode
indicar que o carro rodou muito na terra.
Interior
Do lado de dentro, é bom prestar atenção no estado dos bancos,
como afundamento da espuma, o que indica que o automóvel tem quilometragem
alta. “Veja se há desgaste maior do lado direito do banco traseiro, que é o
lado da calçada, e é indício de que o carro era usado como táxi”.
“Também se deve observar os pedais de freio e embreagem, ver se
o volante e a manopla de câmbio têm marcas, e fazer o cruzamento dessas
informações com a quilometragem marcada no hodômetro, para ver se batem. Se
não, evite comprar o carro, que pode estar muito mais rodado do que o hodômetro
mostra”.
Outra dica é levantar o tapete e a borracha da porta para ver se
não tem barro ou lama, indício de que o veículo passou por enchente.
Também é bom dar uma olhada no manual do carro e checar se as
revisões no período de garantia foram feitas na concessionária, ou se há ordens
de serviço de uma oficina mecânica.
Se for comprar o veículo em uma loja e não direto do
proprietário, procure saber quem foi o antigo dono para obter informações de
como cuidava do carro, se rodava na terra, se houve colisões. “Minha
recomendação é, sempre que possível, comprar direto do proprietário,” diz
Venosa.
Dê uma volta
Depois de analisar o veículo por fora e por dentro, é
recomendável dar um volta e sentir o seu rodar. Coloque o carro numa rua plana,
solte o volante e veja se não muda de direção sozinho, o que aponta que ele
está desalinhado
“Acelere mais forte ao trocar de segunda para terceira marcha e
veja se a embreagem não trepida ou patina”.
Mesmo após todos esses cuidados, sempre é recomendável levar o
carro até o seu mecânico de confiança antes de ‘bater o martelo’. Tem muitas
coisas que podem ser maquiadas no carro na hora da venda, por isso é bom que o
mecânico faça uma checagem final, inclusive indicando o que tem de ser revisado
ou trocado no veículo para que você saiba o quanto vai gastar com ele.
DIANTEIRA
TRASEIRA
CHASSI
MOTOR
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