quinta-feira, 24 de abril de 2014

VISTORIA VEÍCULAR

 VEÍCULOS COM CHASSI OU MOTOR ADULTERADO



Na hora de passar na vistoria, o proprietário descobre que seu veículo está com o chassi e motor adulterados, então fica sem saber o que poderá ser feito. 

Primeiramente, deve tentar descobrir a procedência do veículo, se  o mesmo foi produto de roubo/furto com o chassi e o motor adulterados ou por algum outro motivo.

Constatado que houve a adulteração do chassi, geralmente, a autoridade apreende o veículo, ficando o proprietário como depositário fiel, sem poder regularizar a documentação enquanto aguarda o final das investigações.

Às vezes, o proprietário anterior se dispõe a desfazer o negocio amigavelmente. Caso contrário, uma opção seria pedir a anulação da venda judicialmente. Mas, nem sempre é possível encontrar o proprietário anterior, daí então o proprietário atual terá somente uma possibilidade, qual seja:


Através das investigações constatar que o veículo é proveniente de roubo, o proprietário deverá contratar um advogado para entrar com pedido na Justiça e após provar que o proprietário é “terceiro possuidor de boa-fé” demonstrando que comprou o veículo de pessoa honesta, em local idôneo e pagou preço justo poderá obter uma decisão que garanta a ele a propriedade do veículo.


É importante destacar que, enquanto o processo está na Justiça o proprietário poderá obter uma ordem judicial para autorizar o licenciamento a fim de possibilitar a utilização do veículo, porquanto somente com o termo de deposito não poderá circular com o bem apreendido.

Outras vezes, constata-se que apenas um agregado é de origem ilícita (roubado), nesses casos uma solução seria a troca por um motor com nota fiscal e entrega daquele para a autoridade policial, possibilitando a liberação imediata do veículo.

2 comentários:

  1. Prezados,

    E quando o veículo é adquirido de leilão, houve a remarcação do chassi, e uma das placas autodestrutivas está com a numeração de outro chassi? Posso arrancar a etiqueta, ou tenho que trocar a peça?

    ResponderExcluir
  2. Prezados, boa tarde!

    Primeiramente deverá verificar.

    O que foi proposto no edital do leilão?

    A regularização das etiquetas está por conta do arrematante?

    As etiquetas são retiradas pelo o leiloeiro ou pela remarcadora antes da venda do veiculo.

    Neste caso provavelmente existe um processo da 2ª via das etiquetas feito pelo o despachante que fez a regularização do veiculo na época.

    Neste caso te aconselho acionar o leiloeiro para verificar sua situação junto ao despachante, pois, as novas etiquetas são necessárias para identificação do veiculo.

    Qualquer duvida estou á disposição.

    Atenciosamente.


    Rodrigo.

    ResponderExcluir