quarta-feira, 23 de abril de 2014

VEÍCULO CLONADO

SEU VEÍCULO FOI CLONADO?



Se você nota que seu veículo está recebendo multas de trânsito em locais em que nunca esteve, tome cuidado. Pois ele pode ter sido clonado, ou seja, há outro veículo circulando com as mesmas características: marca, modelo, cor, placa e documentação falsificada.

Tempos atrás, um proprietário de caminhonete se surpreendeu com inúmeras multas aplicadas na região de Avaré-SP. Desesperado, contratou um advogado da área do trânsito que encaminhou pedido juntando as multas e fotografias obtidas pelo radar, assim como indicou todas as diferenças entre o veículo original e seu clone (o original tinha capota marítima, enquanto o clonado não possuía; o original apresentava as inscrições da Marca do Fabricante “Ford”, na tampa traseira da carroceria, enquanto o clone não possuía e etc...). Após a análise do requerimento o Delegado de Trânsito forneceu uma placa com novos números e documento para seu veículo.

Se você se encontrar nesta situação, poderá procurar um advogado para entrar com pedido junto a Corregedoria do DETRAN, na capital ou CIRETRAN, se você reside no interior, para substituição da placa do veículo.

Para tanto, torna-se necessário reunir as seguintes provas:
a) multas e microfilme extraído do talonário para verificar se houve a identificação do condutor no momento da infração, para a autoridade descobrir que estava dirigindo o veículo;

b) fotografia, se a multa foi constatada por equipamento eletrônico (radar ou lombada eletrônica);

c) fotografias de seu veículo com a indicação das diferencias deste com o clone, por exemplo: o seu veículo tem engate de reboque, enquanto o veículo clonado não tem; um tem a ponteira do escapamento niquelada o outro não tem; e etc...;

d) recursos das multas e eventuais resultados;

e) boletim de ocorrência policial.

Com os documentos encaminhados, a autoridade de trânsito poderá determinar uma vistoria e requisitar “ficha de montagem” junto ao fabricante para comprovar que seu veiculo realmente é o original e com isso, determinar diligências para tentar localizar o veículo clonado, inclusive determinar o bloqueio do prontuário do veículo para impedir que obtenha a renovação dos documentos.

Após analisar as provas, a autoridade de trânsito deverá decidir pela substituição da placa com expedição de nova documentação e especificar quais multas devem ser prevalecer para o proprietário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário