domingo, 11 de maio de 2014

CAMINHÕES - IDENTIFICAÇÃO

COMO IDENTIFICAR UM CAMINHÃO "ADULTERADO"



O procedimento parece simples: verificar a marcação do chassi, dos vidros, do câmbio, motor e as etiquetas e cruzar os dados do documento com as informações da BIN (Base de Informação Nacional) que é regulamentada pelo Denatran e concentra todas informações dos veículos que são fabricados no Brasil.

Os caminhões são ainda mais facilmente adulterados porque a gravação alfanumérica não tem um lugar fixo. A cada 15 caminhões periciados três têm problemas graves como cabine roubada, motor ou chassi adulterado.

Resultado disso são pessoas desesperadas quando percebem que investiram suas economias de anos em carros que foram roubados para assumir o lugar de carros batidos, que estão fora de circulação, mas tem um par de placas e vidros marcados corretamente. Ou ainda carros clonados, ou seja, carros roubados que tem os documentos falsificados para tentar ludibriar a policia.

É de se admirar uma pessoa pagar R$270 mil num caminhão usado e querer economizar R$200,00 num perícia técnica que pode garantir o investimento dele. Infelizmente quando identificamos que um veículo, tanto caminhão ou automóveis esta adulterado, nós só podemos orientar a devolver para a pessoa de quem foi comprado, aí não tem mais solução.

O pior é que ao dirigir um caminhão adulterado ou clonado, mesmo que não tenha conhecimento da irregularidade, o motorista está sujeito a ir preso.

Um erro de escrita no documento foi o ponto de partida para identificar a clonagem. Portanto, fica a dica: se você vai comprar um carro ou caminhão não abra mão de exigir do vendedor perícia feita por uma empresa credenciada.

Nestes caminhões, normalmente o chassi vem com marcação na chapa atrás do primeiro eixo. No caso deste caminhão, a marcação estava entre o primeiro e o segundo eixo, bem no meio. Sem contar que a marcação é muito grotesca.

Para ter certeza, foi aplicado um produto que remove a tinta e a sujeira do local onde normalmente vem a marcação de fábrica. Encontramos o espaço visivelmente esmerilhado, o que demonstra que o número original do chassi foi lixado.

Além do chassi, há outras marcações grosseiras em etiquetas de eixos e câmbio. “As etiquetas são muito fáceis de adulterar, basta lixar e remarcar com aparelhos facilmente encontrados, além disso, não existe nenhuma dificuldade em se remover as etiquetas e coloca-las no mesmo local, pois são parafusadas ou pregadas com rebites. Isso não cria uma identidade padrão para fiscalização, apenas sabemos porque as escritas são terrivelmente feias.

CAMINHÃO APARENTEMENTE NORMAL
LOCAL ONDE FOI FEITA ADULTERAÇÃO NO CHASSI
NO CHASSI, LUGAR EM QUE SERIA EM QUE SERIA A MARCAÇÃO ORIGINAL
MARCAÇÃO ADULTERADA DA PLAQUETA DO DIFERENCIAL DO CAMINHÃO
ADULTERAÇÃO NO MOTOR DO CAMINHÃO
ADULTERAÇÃO DO CHASSI DO REBOQUE
REBOQUE
PLACA ADULTERADA
VIDROS APAGADOS

CRLV ADULTERADO

                                      

               


3 comentários:

  1. gostaria de contratar o serviço de percia em caminhoes.como faço?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Amigo , você esta em qual estado? Pra qual finalidade necessita da pericia?

    ResponderExcluir
  3. Tenho um caminhão tombei ele a funilaria fica com valor maior que eu comprar uma cabine nova como compro uma cabine nova e não tenho dor de cabeça oq preciso de quem me vende ?

    ResponderExcluir