quinta-feira, 1 de maio de 2014

VEÍCULOS DE OUTROS PAÍSES

COMO IDENTIFICAR VEÍCULOS DE OUTROS PAÍSES



Os Números de Identificação de Veículos (VINs) são seqüências exclusivas para todos os carros fabricados nos Estados Unidos e em muitos outros países. Estes números funcionam como se fossem a impressão digital de um carro. Eles ajudam a rastrear problemas, mudanças de propriedade e a impedir furtos. Vamos descobrir onde encontrar o número de identificação do veículo, o que significam os números e como usar os VINs para ajudar a evitar furtos ou conhecer o histórico de um carro usado.

Um VIN é uma seqüência de 17 caracteres que contém números e letras. Ele é fixado em todos os carros, caminhões ou trailers fabricados nos EUA desde 1981. Dentro de um período de 30 anos, não pode haver dois carros com o mesmo VIN. O banco de dados dos Registros de Veículos Motorizados (MVR) rastreia as informações de um VIN, como quando o carro foi inspecionado, quando mudou de proprietário e se ele foi envolvido em um acidente grave, capotagem ou inundação.

Em 1987, a Norma de Prevenção de Furto de Veículos Motorizados  do Departamento de Transportes dos EUA exigiu que os fabricantes também colocassem o VIN nos componentes principais (como motores, capôs e pára-lamas) de determinados veículos se o carro for considerado de "alto furto".

Na maioria dos carros, você pode encontrar o VIN no lado do motorista no painel de instrumentos e ele é visível pelo lado de fora do carro através do pára-brisa. Ele geralmente está gravado em um adesivo ou plaqueta no lado interno da porta do motorista ou na soleira do chassi no local de fechamento das portas. Algumas vezes o VIN é impresso no interior do porta-luvas e nos documentos de propriedade e/ou seguro do carro.

Este veículo possui o VIN no lado interno da porta do motorista


Departamento de Transportes dos Estados Unidos criou um sistema VIN consistente e unificado em 1981. Especificamente, ele incluiu o sistema VIN no Código Federal de Regulamentações, Título 49, Capítulo V, Parte 565 . Antes de 1981, os fabricantes de automóveis utilizavam seus próprios sistemas para gravar os carros com códigos de identificação exclusivos. O sistema VIN está em conformidade com um padrão desenvolvido pela Organização Internacional de Normas (ISO)  em 1977: ISO 3779. Os fabricantes usam todas as letras e números, com exceção das letras I, O e Q.

Cada caractere em um VIN possui um significado específico e o VIN é dividido em seções. A primeira seção identifica o fabricante do veículo e usa os três primeiros dígitos:

O primeiro dígito identifica a nação de origem. Se o carro foi montado com peças produzidas em países diferentes, este dígito reflete a nação onde o carro foi montado. Algumas nações maiores são divididas em regiões. Por exemplo, os carros construídos no Japão são designados com um J no primeiro dígito. Mas os carros feitos nos EUA podem ter um 1, 4 ou 5, dependendo da região de sua montagem;

O segundo dígito identifica o fabricante do veículo. Nos Estados Unidos, a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) emite os códigos de fabricantes;

o terceiro dígito identifica uma divisão dentro do fabricante ou um tipo geral de veículo. Por exemplo, o código para um Ford fabricado nos EUA é 1F e, dependendo do tipo de veículo, poderá ser 1FA, 1FB e assim por diante. Um veículo da General Motors americana é 1G. A Chevrolet é uma divisão da GM, assim os três primeiros dígitos para um Chevrolet são 1GC.

Os cinco dígitos seguintes, de 4 a 8, descrevem o veículo. O uso específico destes dígitos difere de um fabricante para outro. Aqui está um exemplo que inclui elementos de código comuns:

O quarto dígito poderia conter um código que represente o peso do veículo, a potência em hp ou ambos; o quinto dígito freqüentemente identifica a plataforma do veículo, como van, picape, caminhão, trailer, sedan etc;

O sexto dígito pode ser um código especial usado pelo fabricante ou pode identificar o modelo específico do veículo, como Corvette, Durango ou Mustang;

O sétimo dígito pode ser usado para identificar o tipo de carroceria, como quatro portas, duas portas, porta traseira (hatchback) ou conversível;

O oitavo dígito é usado para informações sobre o motor, como o número de cilindros e a cilindrada do motor.

Os dígitos 4 a 8 também podem ser codificados quanto a informações sobre a transmissão utilizada, a categoria do carro, ou seja, Accord LX, DX, Si ou outras características como cintos de segurança e air bags.

Os três dígitos seguintes são consistentes entre todos os fabricantes:

O nono dígito é sempre um dígito de verificação. Os outros dígitos no VIN passam por uma série de cálculos para obter o dígito de verificação correto. Isso permite que os computadores informem imediatamente se há um erro no VIN, o que acontece freqüentemente quando alguém transcreve um VIN ou o digita em um computador;

O dígito do ano do modelo é o décimo dígito. Cada ano possui um caractere de código. Dos anos 80 até 2000, cada ano tinha uma letra de código, com 2000 designado como Y. 2001 recebeu o código 1, 2002 é o código 2, e assim por diante;

O décimo primeiro dígito é o código da planta, que representa a fábrica onde o carro foi montado.  

Os últimos seis dígitos, de 12 a 17, são os números seqüenciais de produção, apesar de os pequenos fabricantes que fazem menos de 500 carros por ano usarem o 12º, 13º e 14º dígitos como códigos de identificação adicionais. Os números seqüenciais de produção identificam o veículo em si, como um tipo de número de série.

Como cada fabricante possui um código diferente e cada carro produzido pelo mesmo fabricante possui seu próprio número seqüencial de produção, todos os carros produzidos em um determinado ano possuem um VIN exclusivo. A União Européia tem uma regulamentação similar para os VINs, mas é menos restritiva que a norma americana. Os VINs europeus não precisam incluir o ano, a fábrica ou os dados de atributo dos veículos. No entanto, os dois sistemas são compatíveis. Enquanto a maioria dos países possui alguma forma de sistema VIN compatível com o sistema norte-americano, os carros importados precisam ter seus números VIN introduzidos na base de dados MVR junto com informações suficientes para explicar o que são esses códigos se o sistema de VIN original diferir da norma ISO 3779.


Cálculo do dígito de verificação

O dígito de verificação para um VIN é obtido por meio de algumas etapas matemáticas. Cada letra usada em um VIN possui um valor numérico correspondente, enquanto os números permanecem os mesmos. Portanto, o VIN se torna uma seqüência de 17 números (com um espaço na nona posição do dígito de verificação). Cada posição no VIN possui um peso: o número de vezes que o dígito é multiplicado.

Por exemplo, o peso da posição um é igual a oito. Um computador multiplica o número na posição um por 8. Em seguida, ele multiplica os 16 números pelo peso apropriado para suas posições no VIN, soma os valores obtidos e divide este resultado por 11. O resto se torna o dígito de verificação. Se o resto for igual a 10, o dígito de verificação será X.


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