COMO IDENTIFICAR VEÍCULOS DE OUTROS PAÍSES
Um VIN é uma seqüência de 17
caracteres que contém números e letras. Ele é fixado em todos os carros,
caminhões ou trailers fabricados nos EUA desde 1981. Dentro de um período de 30
anos, não pode haver dois carros com o mesmo VIN. O banco de
dados dos
Registros de Veículos Motorizados (MVR) rastreia as informações de um VIN, como
quando o carro foi inspecionado, quando mudou de proprietário e se ele foi
envolvido em um acidente grave, capotagem ou inundação.
Em 1987, a Norma de Prevenção de Furto de Veículos Motorizados do
Departamento de Transportes dos EUA exigiu que os fabricantes também colocassem
o VIN nos componentes principais (como motores, capôs e pára-lamas) de
determinados veículos se o carro for considerado de "alto furto".
Na maioria dos carros, você pode
encontrar o VIN no lado do motorista no painel de instrumentos e ele é visível
pelo lado de fora do carro através do pára-brisa. Ele geralmente está gravado
em um adesivo ou plaqueta no lado interno da porta do motorista ou na soleira
do chassi no local de fechamento das portas. Algumas vezes o VIN é impresso no
interior do porta-luvas e nos documentos de propriedade e/ou seguro do carro.
Este veículo possui o VIN no lado
interno da porta do motorista
O Departamento
de Transportes dos Estados Unidos criou um sistema
VIN consistente e unificado em 1981. Especificamente, ele incluiu o sistema VIN
no Código Federal de Regulamentações, Título 49, Capítulo V, Parte 565 . Antes
de 1981, os fabricantes de automóveis utilizavam seus próprios sistemas para
gravar os carros com códigos de identificação exclusivos. O sistema VIN está
em conformidade com um padrão desenvolvido pela Organização
Internacional de Normas (ISO) em 1977: ISO 3779. Os
fabricantes usam todas as letras e números, com exceção das letras I, O e Q.
Cada caractere em um VIN possui um significado específico e o VIN é dividido em seções. A primeira seção identifica o fabricante do veículo e usa os três primeiros dígitos:
O primeiro
dígito identifica a nação de origem. Se o carro foi montado com peças
produzidas em países diferentes, este dígito reflete a nação onde o carro foi
montado. Algumas nações maiores são divididas em regiões. Por exemplo, os
carros construídos no Japão são designados com um J no primeiro dígito. Mas os
carros feitos nos EUA podem ter um 1, 4 ou 5, dependendo da região de sua
montagem;
O segundo dígito identifica o fabricante do veículo. Nos Estados Unidos, a
Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) emite os códigos de fabricantes;
o terceiro
dígito identifica uma divisão dentro do fabricante ou um tipo geral de veículo.
Por exemplo, o código para um Ford fabricado nos EUA é 1F e, dependendo do tipo
de veículo, poderá ser 1FA, 1FB e assim por diante. Um veículo da General
Motors americana é 1G. A Chevrolet é uma divisão da GM, assim os três primeiros
dígitos para um Chevrolet são 1GC.
Os
cinco dígitos seguintes, de 4 a 8, descrevem o veículo. O uso específico destes
dígitos difere de um fabricante para outro. Aqui está um exemplo que inclui
elementos de código comuns:
O quarto
dígito poderia conter um código que represente o peso do veículo, a potência em
hp ou ambos; o quinto dígito freqüentemente identifica a plataforma do
veículo, como van, picape, caminhão, trailer, sedan etc;
O
sexto dígito pode ser um código especial usado pelo fabricante ou pode
identificar o modelo específico do veículo, como Corvette, Durango ou Mustang;
O
sétimo dígito pode ser usado para identificar o tipo de carroceria, como quatro
portas, duas portas, porta traseira (hatchback) ou conversível;
O oitavo
dígito é usado para informações sobre o motor, como o número de cilindros e a
cilindrada do motor.
Os
dígitos 4 a 8 também podem ser codificados quanto a informações sobre
a transmissão utilizada, a categoria do carro, ou seja, Accord LX, DX, Si
ou outras características como cintos de segurança e air bags.
Os
três dígitos seguintes são consistentes entre todos os fabricantes:
O nono
dígito é sempre um dígito de verificação. Os outros dígitos no VIN passam
por uma série de cálculos para obter o dígito de verificação correto. Isso
permite que os computadores informem imediatamente se há um erro no VIN, o que
acontece freqüentemente quando alguém transcreve um VIN ou o digita em um
computador;
O dígito
do ano do modelo é o décimo dígito. Cada ano possui um caractere de código. Dos
anos 80 até 2000, cada ano tinha uma letra de código, com 2000 designado como
Y. 2001 recebeu o código 1, 2002 é o código 2, e assim por diante;
O décimo
primeiro dígito é o código da planta, que representa a fábrica onde o carro foi
montado.
Os
últimos seis dígitos, de 12 a 17, são os números seqüenciais de produção,
apesar de os pequenos fabricantes que fazem menos de 500 carros por ano usarem
o 12º, 13º e 14º dígitos como códigos de identificação adicionais. Os números
seqüenciais de produção identificam o veículo em si, como um tipo de número de
série.
Como
cada fabricante possui um código diferente e cada carro produzido pelo mesmo
fabricante possui seu próprio número seqüencial de produção, todos os carros
produzidos em um determinado ano possuem um VIN exclusivo. A União Européia tem
uma regulamentação similar para os VINs, mas é menos restritiva que a norma
americana. Os VINs europeus não precisam incluir o ano, a fábrica ou os dados
de atributo dos veículos. No entanto, os dois sistemas são compatíveis.
Enquanto a maioria dos países possui alguma forma de sistema VIN compatível com
o sistema norte-americano, os carros importados precisam ter seus
números VIN introduzidos na base de dados MVR junto com informações suficientes
para explicar o que são esses códigos se o sistema de VIN original diferir da
norma ISO 3779.
Cálculo
do dígito de verificação
O
dígito de verificação para um VIN é obtido por meio de algumas etapas
matemáticas. Cada letra usada em um VIN possui um valor numérico correspondente,
enquanto os números permanecem os mesmos. Portanto, o VIN se torna uma
seqüência de 17 números (com um espaço na nona posição do dígito de
verificação). Cada posição no VIN possui um peso: o número de vezes que o
dígito é multiplicado.
Por
exemplo, o peso da posição um é igual a oito. Um computador multiplica o número
na posição um por 8. Em seguida, ele multiplica os 16 números pelo peso
apropriado para suas posições no VIN, soma os valores obtidos e divide este
resultado por 11. O resto se torna o dígito de verificação. Se o resto for
igual a 10, o dígito de verificação será X.
Muito ilustrativo
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